Duas Cidades da Região Recebem Profissionais do Mais Médicos

Outubro 11, 2017 Sem comentários »

mais-médicos

Duas cidades da região deverão receber profissionais do Programa Mais Médicos do Governo Federal. São elas: Novais e Pindorama, que terão intercambistas que atuarão na atenção básica. A informação, que foi divulgada ontem (9), é do Ministério da Saúde.
Em todo Estado são 338 profissionais no programa. Os médicos brasileiros que se formaram no exterior estarão em 114 municípios do estado. Eles fazem parte dos 1.400 que aderiram ao último edital do projeto. No total, são 8.316 brasileiros que fazem parte do Mais Médicos, o que corresponde a 45,6% do total. Em território paulista são 2.152 médicos.
A ideia é a de tornar o programa independente e garantir atendimento a população. O número de participantes teve um aumento de 44% em menos de um ano. Essa é a segunda fase do edital. A primeira foi feita apenas para médicos do país que se formaram em território brasileiro. Os novos médicos contratados atuarão em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A expectativa é de cobertura de 4,8 milhões de pessoas com as contratações. No total, a média era de mais de um candidato por vaga, com 1.985 inscritos.
No mês passado, os profissionais passaram por um treinamento. Lá contaram com oficinas educacionais sobre temas diversos como legislação referente do Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento, língua portuguesa e código de ética médica. No final eles tiveram uma avaliação de conhecimentos que é feita para avaliar se o profissional está apto para participar do Mais Médicos.
O programa, que foi renovado por mais três anos, oferece bolsa aos médicos, além de auxílio moradia e alimentação. Os valores variam de acordo com a localidade. O Mais Médicos foi criado em 2013 e do total de participantes, conta com 47% daqueles que tem cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), outros 45% que são formados no Brasil e no exterior e 4,16% que são intercambistas estrangeiros. As demais vagas serão abertas para a reposição.

Assunto Relacionado

Comente

*